Pesquisar


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Novidades


Nova aula disponível. Clique aqui !


Nova videoaula publicada. Clique aqui !

Meus Blogs

AulasCAD

DraftSight

Plataforma BIM

Dicas de Português

Revistas & Sites

Arcoweb

Arq. & Construção

ArqDecor

Casa Cláudia

Casa.com.br

Casa & Jardim

Construção e Mercado

Habitare

Ipep

Pini

Téchne

AutoCAD Aula 19: Calculando e desenhando rampas para Pessoa Portadora de Necessidades Especiais (P.P.N.E.) conforme ABNT NBR 9050:2004

 

19.1 RAMPAS: CONCEITO

De acordo com a Pontifícia Universidade Católica (2009), as rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação verticais acessíveis a todos, sem exceção. Por elas podem circular pedestres, idosos, cardíacos, pessoas portadoras de necessidades especiais (P.P.N.E), usuários de cadeiras de rodas, mães com carrinhos de bebês, ciclistas, skatistas etc. Entretanto, para que elas possam ser, de fato, utilizadas pela maior gama possível de pessoas, é preciso seguir a norma de acessibilidade NBR 9050 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004), de forma a dimensionar esse meio corretamente, atendendo com segurança todos os usuários.
 

19.2 AS FÓRMULAS

Como se sabe, a inclinação máxima das rampas vem indicada, nas normas técnicas, em porcentagem (%). Deve se notar, desde já, que a porcentagem de inclinação é muito diferente do grau de inclinação (exemplo: 5% não é a mesma coisa que 5º).
 
De acordo com a NBR 9050 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004), Figura 19.1, a inclinação das rampas deve ser calculada segundo a equação:
...

 

Clique aqui e continue lendo no blog AutoCAD para Construção de Edifícios.

 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.